Torneio por Equipes supera expectativa
“Emocionante” é o mínimo que se pode dizer a respeito do I Torneio por Equipes da Amizade de Karate Kyokushin, realizado no dia 15 de agosto de 2010, em São Paulo. Organizado por sensei Riyuji Isobe, o evento reuniu cerca de 50 atletas de oito academias do Estado. Cada time tinha representantes divididos em cinco categorias: Kata, Feminino, Masculino Leve, Masculino Médio e Masculino Pesado, além dos atletas reservas.
Segundo Riyuji, a idéia de promover uma competição por equipes visava a “fortalecer o espírito de união dentro das academias”, o que foi conseguido com maestria, dada a emoção que se viu dentro e fora do tatame, seja por parte dos atletas, seja por parte da torcida. “Ouvir a arquibancada gritando: ‘Liberdade’ foi de arrepiar! Com certeza, fez a diferença para o bom desempenho do grupo”, contou Guilherme Locatelli, representante da Matriz na categoria Pesado.
O responsável pela academia de Mogi das Cruzes, sensei Marcos Furlan, considerou o nível técnico das equipes bastante equilibrado, o que garantiu emoção até o último minuto do evento. A final foi disputada pelos times de Bragança Paulista/Paulínia e Liberdade. Após o placar final de 2×2, a equipe liderada pelo atleta Evaldo Soares levou a melhor ao vencer o grupo da Matriz no tameshiwari (quebramento).
O Torneio da Amizade celebrou, também, os dez anos de sensei Riyuji no comando da Matriz e lhe rendeu muitos elogios. “Só tenho a agradecer a confiança e o apoio dos atletas, alunos e patrocinadores”, disse Isobe, satisfeito com o resultado do evento. Em 2011, a segunda edição da competição deve acontecer na cidade de Mogi das Cruzes.