Shihan Isobe Recebe Título de Cidadão Paulistano

Quando o professor Seiji Isobe foi indicado por seu mestre Masutatsu Oyama em 1972 para divulgar e expandir os princípios do Karate Kyokushin no Brasil, ele não poderia imaginar o que estava por vir, mas sabia que não seria fácil. Ele não compreendia o idioma; não conhecia a cidade; não tinha amigos nem parentes com quem conviver. Com ele, haviam desembarcados somente a coragem e a vontade de fazer a diferença no desenvolvimento da arte marcial pela qual havia dedicado tantos anos de sua vida.

O tempo passou. Shihan Isobe aprendeu a lidar com os costumes brasileiros, conquistou alunos que se dedicaram às suas lições e aprendeu com esses mesmos alunos o idioma deste país tão grande e diferente de sua terra natal- uma troca baseada no respeito e na confiança de um pelo outro. Ele havia traçado seu objetivo de empenhar-se plenamente a difundir e ensinar as técnicas e filosofia do karate, a ganhar a credibilidade dos adeptos, a formar e treinar atletas de nível internacional e iria até o fim.

Comprometido e com a determinação típica dos orientais, Shihan Isobe tornou-se um ícone no mundo do esporte. É a maior autoridade do estilo Kyokushin na América do Sul onde formou mais de 500 alunos à faixa preta; desenvolveu com técnicas de treino rigorosas diversos campeões mundiais, como Fabiana Rezende na categoria Feminino Pesado em 1996; Francisco Filho na categoria Peso Pesado em 1997 e categoria Absoluto em 1999; equipe vencedora no torneio mundial por equipes em 2002; Ewerton Teixeira na categoria Peso Pesado em 2005 e Absoluto em 2007;  Andrews Nakahara  na Categoria Médio em 2005 e Riyuji Isobe na categoria Kata em 2017. Em 2011, foi eleito uma das 25 personalidades japonesas mais influentes do mundo pela revista Newsweek. E ainda hoje, com 70 anos, continua na ativa ministrando aulas, treinamentos especiais e workshops, não somente no Brasil como ao redor do mundo. Seu objetivo fora plenamente alcançado.

E agora, no ano de 2018, a cidade de São Paulo finalmente validou e valorizou todo o esforço e trabalho árduo deste grande atleta em nosso país: no dia 29 de julho, em Sessão Solene na Câmara Municipal, o vereador Paulo Frange concede ao mestre Seiji Isobe o Título de Cidadão Paulistano, um reconhecimento mais que merecido.

Em todos os esportes há sempre um líder. Um professor em quem nos espelhamos e tomamos como exemplo, um treinador que admiramos por suas vitórias e conquistas, por seu comportamento e dedicação. Aquela pessoa que enche o ambiente de força e energia só de estar presente; que nos dá bronca porque acredita na melhoria, insiste em nos capacitar quando nem mesmo nós acreditamos ser mais possível.

Nós, brasileiros lutadores de Kyokushin, não poderíamos estar mais orgulhosos. Quando aceitou o desafio de se mudar para este país e nos trazer seus ensinamentos, Shihan Isobe estava mudando a vida de muitas pessoas sem estar ciente disso. Esse professor, treinador, mestre é mais que um líder para seus atletas, é uma referência viva de que todo obstáculo pode ser vencido quando a força interior é inabalável.

Na cerimônia, durante seu discurso, Shihan Isobe agradeceu seus familiares, apoiadores e alunos, quando na verdade somos todos nós que devemos agradecer. Agradecer por ter vindo de tão longe para nos ensinar a filosofia da bravura, do respeito, da disciplina; de nos incentivar a dizer não aos limites e a dizer “sim, vou tentar”. Agradecê-lo por ainda hoje ser esse exemplo de superação, que nos emociona a cada palavra com seu sotaque tão característico e especial, que engrandece todos os eventos onde está presente, que se impõe como um verdadeiro guerreiro, por quem temos tanto carinho.

Ao receber esse prêmio, Shihan Isobe aceita por escrito o que certamente já sentia quando aqui chegou: que veio pra ficar e que está em casa, com a grande família que formou durante 46 anos e à espera de tantos outros membros que estão por vir.

Parabéns, Shihan Isobe, por sua trajetória. Você conquistou seu espaço no Brasil e morada no coração de cada um de nós.

Fotos da Cerimonia

Fotos: Yoshiaki Tanaka