Retrospectiva-2016-Destaque

Retrospectiva 2016

Olimpíadas de Toquio 2020

O Karate Kyokushin Organization (IKO1) e a Japan Karate Federation (JKF) uniram forças e contribuíram para que o karate fizesse parte do programa olímpico nos Jogos de Tóquio 2020. A inclusão do esporte foi confirmada por unanimidade pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

 

Shihan Seiji Isobe passa o cargo oficialmente para o Shihan Francisco Filho

No dia 10 de julho, durante a 4ª Copa Sulamericana Juvenil, aconteceu a cerimônia de posse do cargo de Chefe da América do Sul, função até então exercida por Shihan Isobe. No evento, realizado no ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo, Shihan Francisco Filho assumiu essa responsabilidade. “Estou muito feliz e honrado com essa nova atribuição”, afirmou Francisco Filho (ver resultado).

Videos: Federação Gaúcha de Karate Kyokkushin Oyama

 

A Grande Luta

Neste ano, foi ao ar, no segundo semestre, nos canais HBO e Cinemax, um documentário especial sobre a trajetória do Shihan Francisco Filho quando conquistou o primeiro título Mundial estrangeiro, no Campeonato de 1999, contra o japonês Hajime Kazumi.

1ª Parte:

2ª Parte:

 

Estreia do Kickboxing Ichigeki

Em agosto, foi implantada a nova modalidade na Academia Kyokushin Liberdade, o Kickboxing Ichigeki. Estilo fundado pelo Shihan Francisco Filho, campeão Mundial de Kyokushin, que venceu 4 campeões do K-1 Grand Prix.
É uma modalidade com sistema de treino de Kickboxing, mas que preserva a filosofia do Kyokushin.

 

1ª Competição de Kihon

Shihan Isobe, sempre criativo e inovador, idealizou a 1ª Competição de Kihon, realizada no dia 04 de setembro. Segundo ele, o objetivo desse evento é estimular o aprimoramento da técnica e motivar os alunos nos treinos. O Campeão geral dessa 1ª edição foi o Jorge Bispo, da Liberdade, que ganhou uma viagem em território nacional (passagens aéreas e hotel) para uma cidade em que houvesse alguma academia de Kyokushin. O aluno optou por ir para a cidade de Guaíba, no Rio Grande do Sul (ver resultado).

 

Treino no Parque da Aclimação

Como habitual, todo ano a Academia Kyokushin Liberdade realiza um treino externo para o fortalecimento interno do karateca. Desta vez, foi no parque da Aclimação, no feriado de 15 de novembro. Nem mesmo a chuva desanimou os alunos, que participaram do treino com muita garra.

 

Novos Shihans Brasileiros

Nos dias 24 e 25 de de setembro, o Shihan Isobe convidou os professores Riyuji Isobe (Liberdade) e Marcos Costa (Pinheiros) para fazer o exame para 5º Dan. O exame foi complexo por exigir todos os idogueikos (simples, nifukugo dachi, niju dachi e goshu dachi), assim como todos os Katas. E, no último dia, foram avaliados a didática dos professores e o Kumite. Os dois candidatos foram aprovados pelo Shihan Isobe como os novos Shihans da América do Sul, com o reconhecimento da Honbu (Matriz Mundial).